09/01/2013

PROJETO: A DESCOBERTA DO FUNDO DO MAR

    A Secretaria Municipal de educação de Montes Claros contempla 3 temáticas para serem desenvolvidas durante o ano, definidas pelos supervisores durante os encontros de formação continuada. 
    Para o 3º trimestre do ano 2011 o projeto A DESCOBERTA DO FUNDO DO MAR foi trabalhado em todas as Instituições de educação infantil culminando com uma exposição dos trabalhos realizados.
    Como o anteprojeto veio pronto, foi necessário apenas o planejamento e elaboração das atividades. As atividades postadas aqui foram colhidas de revistas, livros, internet e colegas.
Exposição Projeto Fundo do mar

PROJETO: A DESCOBERTA DO FUNDO DO MAR

TURMA: 2º período vespertino – Professora Cristina Evangelista

ESTRATÉGIAS:

DETONADOR:
Apresentação do peixinho Beta – mascote da nossa turma
Cantar músicas do tema;
Escolha do nome para o peixe – listagem e votação

LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
• Conversas informais sobre o mar: quem conhece o mar, quais os animais que existem no fundo do mar, como é (deve ser) o mar, etc.
• Listar os animais marinhos mais conhecidos;
• Exploração oral sobre cada animal;
• Produção de história com fantoches e brinquedos de cada animal;
• Pesquisas em revistas/livros;
• Construção de pequenos textos coletivos;
• Cantar músicas e recitar poemas sobre o tema;
• Receitas;
• Pesquisa com a família - Histórias de Pescador;

LINGUAGEM MATEMÁTICA
• Números e quantidades;
• Cores;
• Espaços e formas;
• Sistema de grandezas e medidas;

MEIO NATURAL E SOCIAL
• Conhecer o ambiente marinho – fauna, flora e relevo  (variedades, características, hábitos, cuidados, preservação e extinção);
• Explorar a vida marinha
• Cuidar do peixinho mascote da turma;
• Assistir vídeos informativos sobre o mar;
• Exploração da cultura regional (canções, contos de pescador, ditado popular).
• Apreciação de estrela do mar e conchas.

LINGUAGEM ARTÍSTICA
• Confeccionar Animais Marinhos com materiais de sucata;
• Construir um painel do Fundo do Mar;
• Dobraduras de peixe;
• Desenho de peixes;
• Confeccionar tartarugas e polvos com garrafa de refrigerante;
• Pintar os bichos com diferentes tipos de materiais;
• Fazer registro do bicho que mais gostou
• Dramatização de poesias;
• Escultura de polvo com massinha;
• Reprodução de uma obra de arte do Romero Britto Paul klee, Peixe Dourado.
• Expressão corporal através das músicas que tratam do tema e imitação de animais marinhos.

RECURSOS:
FILMES:
O mar não está para peixe
A pequena sereia
• Procurando Nemo

VÍDEOS:
• Música:Doki- Fico no Fundo do Mar
• Pocoyo - aniversário da baleia
• Música: A pequena sereia (do filme)
  
MÚSICAS:
Zum, zum,zum, lá no meio do mar
Peixe Vivo
Se eu fosse um peixinho.
ô marinheiro, marinheiro
Linda sereia
Quem te ensinou a nadar
Caranguejo não é peixe.
Ted o polvo.

POEMAS:
•  Poema: Lagoa / Mar Carlos Drummond de Andrade;
•  Poemas do Mar - Ruth Rocha;
•  História da Tartaruguinha cantada

LIVROS E HISTÓRIAS:
- Coleção animais marinhos
- A escolinha do mar
- O peixinho encrenqueiro
- Peixinho dourado vai passear
- A pequena sereia

CULINÁRIA:
-Patê de Atum

Atividades projeto fundo do mar
Cada aluno confeccionou seu peixinho

Atividades projeto fundo do mar
Depois de trabalhar o texto fizemos uma decoração coletiva

Atividades projeto fundo do mar


Atividades projeto fundo do mar

Atividades projeto fundo do mar        Atividades projeto fundo do mar

Atividades projeto fundo do mar  Atividades projeto fundo do mar

Atividades projeto fundo do mar  Atividades projeto fundo do mar

Atividades projeto fundo do mar
Exploração do significado do ditado e desenho livr 

Atividades projeto fundo do marAtividades projeto fundo do mar

Atividades projeto fundo do mar

Atividades projeto fundo do mar   
Atividade retirada do blog Investindo nas crianças
 Atividades projeto fundo do mar
Atividades projeto fundo do marAtividades projeto fundo do mar 
Atividades projeto fundo do mar
Ouriço: Bolinha de isopor pintada e palitos de dente

Atividades projeto fundo do mar
Polvo: Garrafinha de água pintada
   
     Dentro do projeto A descoberta do fundo do mar, reservei 2 dias para trabalhar um artista que admiro muitoooo ROMERO BRITO. Consegui encaixar as duas coisas e as crianças adoraram suas obras!!!

ARTES – RELEITURA DA OBRA DE ROMERO BRITTO

OBJETIVOS:
 S Conhecer vida e obra do artista plástico Romero Brito;
 S Apreciar algumas de suas obras;
 S Contextualizar suas obras;
 S Identificar linhas, formas, cores e outros elementos nas suas produções;
 S Criar uma obra utilizando a técnica do artista plástico.

DURAÇÃO DAS ATIVIDADES:
2 aulas com duração de 40 minutos cada

ESTRATÉGIAS E RECURSOS
_ 1º Dia:
 S  Rodinha
            -  Questionamentos sobre estilo Romero Britto (baseado no muro pintado bem colorido  que fica perto da escola)
            -  Biografia de Romero Britto

 S  Vídeos no notebook
_ Do artista plástico;
_ De algumas de suas obras (identificando linhas (retas, inclinadas e curvas), formas geométricas (círculos, retângulos, quadrados, triângulos),  cores vibrantes, e outros elementos nas suas produções, O que o trabalho dele transmite.
- Das obras que tenham peixes

 S  Colorir o desenho do quadro “O peixe”

_ 2º Dia:
 S  Propor uma releitura da obra, utilizando a mesma técnica do artista plástico.
1ª Passo: Fazer o desenho,
2º Passo: Traçar o desenho passando linhas retas e curvas.
3ª Passo: Preencher os espaços desenhando formas geométricas e pontos.
4º Passo: Colorir o desenho.
5º Passo: Com o lápis preto ou marrom contornar todo o desenho.

S       Organizar com as crianças uma exposição dos trabalhos realizados.

Romero Britto – Biografia
            É um artista plástico brasileiro, consagrado no mundo inteiro pela sua arte pop, nasceu em 6 de outubro de 1963, no Recife - Pernambuco. Na infância começou a demonstrar grande interesse e talento pelas artes, gostava de pintar em jornal e papelão.Aos 14 anos, vendeu seu primeiro quadro à OEA ( Organização dos Estados Americanos). Desde jovem, enxergava na pintura uma forma de esperança à vida dura que tinha.
Estudou em escolas públicas, aos 17 anos, ingressou na Universidade Católica de Pernambuco para estudar Direito. Quando chegou aos EUA para trabalhar, tentou mostrar sua arte em galerias famosas.
Suas telas começaram a ser requisitadas, e tornou-se predileto entre as celebridades. Seu estilo pop de expressar cores vivas e traços fortes em suas telas chegou ilustrar diversas campanhas publicitárias, incluindo uma peça da vodka Absolut.A textura de suas telas é similar à da gráfica. O artista mora em Miami com sua esposa Cheryl Ann (norte-americana) e seu filho Brendan Britto. Nos 445 anos da cidade de São Paulo, o artista doou a escultura “Beach Ball”, instalada no terminal Tietê.







7 comentários:

  1. Adorei seu projeto, levarei para a escola que leciono e ver se agregamos ao nosso planejamento. Você esta de parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Regina. Sinta-se em casa e pode levar o que gostar... Abraço!!!

      Excluir
  2. Adorei suas idéias, tudo muito criativo. Gostaria que você passasse todo o texto "o mar poluído", quero contar para minhas crianças. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela, obrigada pela visita e pelo comentário. O texto o mar poluído é aquele que está na foto, é pequenininho mesmo. Encontrei ele na internet, infelizmente não me lembro quem postou, mas fiz como está na imagem, cada frase em um chamex e ilustramos coletivamente. Abraço...

      Excluir
  3. um trabalho muito legal

    ResponderExcluir
  4. olá! adorei as atividades.! Será que poderia adaptar para maternal?E dar algumas dica de montar um portfólio cores do fundo do mar para o maternal.

    ResponderExcluir
  5. Olá Cristina! Amei seu projeto, ficou super bacana e me deu várias ideias. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Vou ler seu recado com carinho e atenção!!!
Respondo já, já...
2 beijos...
_Cristina_